Desde 1997, vivo com um pé na Publicidade e o outro em Experiência de Usuário (pode chamar de UX, UI, CX, BX… whatever - todo ano inventam um nome novo). Umas vezes mais pra lá, outras pra cá.

Comecei como redator, mas a precariedade do mercado digital na década de 90 me ensinou a jogar em várias posições. Entre barulhinhos de modem e muita gente que acreditava que a internet era “só uma moda passageira”, aprendi a transitar e construir pontes entre a estratégia e o design, entre o atendimento e a criação e entre a criação e o desenvolvimento.

Gosto muito de trabalhar com pessoas que não se limitam à sua área de especialidade. Acredito muito na resolução de problemas de negócio a partir da diversidade - de pessoas, repertórios e abordagens.

E, nessa, acabei passando por alguns lugares.

LOV3 matters, Home office - 2020-2021

Sabe aquele filme… Ocean's 11? Se você não lembrou, eu te conto: é aquele filme em que o Brad Pitt reúne um time de especialistas com o propósito de fazer um roubo. Tem um cara que sabe tudo sobre abrir cofres, um contorcionista, um brutamontes, um hacker… Enfim, sacou, né? Eu entendia o problema do cliente e, de forma totalmente agnóstica, propunha a solução. A partir daí, montava uma célula só com gente altamente gabaritada pra resolver a treta. Mais ou menos como no filmeSe por um lado eu não sou o Brad Pitt, por outro, também não roubava ninguém no final. Rolaram projetos de branding, apps, sites, estratégia de comunicação, campanhas, concorrências… E olha, apesar do ano insano, com pandemia, bolsonaro e lockdown, fiz alguns trabalhos bem legais e tive vários ótimos momentos.

Partner & Diretor de Criação/Planejamento/UX, Hagens, Campinas - 2018-2019

Depois de 14 anos, ensaiei uma volta ao mercado do interior de SP. Curiosamente, o projeto mais significativo dessa passagem foi em um cliente… da capital: o Banco Safra. Começou com uma concorrência e seguiu com o mapeamento das necessidades, dores, jornadas… o planejamento e a execução de toda a UX/UI pra unificar 12 assets digitais do banco em um único site com uma identidade visual totalmente nova. Deu trabalho, mas foi uma delícia.

Diretor de Estratégia, Try (WPP), SP - 2017-2018

Uma passagem bem mais rápida do que eu previa (e gostaria)… mas a vida apronta dessas. Muito orgulho de alguns trabalhos legais que fizemos, como o e-Commerce de Casas Bahia, Güd, Avenue, Tok&Stok (que ganhou platinum no CLAP 2019 e bronze no Brasil Design Award 2019), alguns projetos de educação (Stoodi, Campus Lab), VTEX, Bio Ritmo…

Diretor de Criação/Planejamento/UX, TV1.com, SP - 2017

Quando comecei a trabalhar com digital, em 97, a TV1 já existia. Uma agência com história e DNA bacanérrimos, cheia de gente legal e a fim de fazer acontecer. Lá, liderei a criação da conta digital da GOL, e de projetos para o Bradesco, Bayer e Localiza.

Diretor Executivo de Criação, FSB Comunicação, SP/RJ/BsB - 2016-2017

Às vezes a gente fica dentro da bolha da publicidade e deixa de enxergar algumas coisas. Quando me chamaram pra assumir a direção da criação da FSB eu sequer conhecia a agência. Pesquisei e descobri que se trata da maior agência de PR do país. Cerca de 750 pessoas divididas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por lá, atendi Avon, Nestlé, Ipiranga, Schin entre outros. 

Creative Director / UX Director, IBM Interactive Experience Studio, SP — 2014-2015

A operação criada pela IBM em Atlanta (EUA) teve sua estreia em 1996 e seu primeiro cliente foi a olimpíada lá realizada. Quase 20 anos depois, com 14 unidades ao redor do planeta, o iX Studio foi considerado pela Advertising Age a maior agência digital do mundo. Fui o primeiro contratado da unidade de São Paulo, com a missão de liderar a equipe de criação e user experience. 

>> A digital nº 1 no mundo busca clientes no Brasil
>> Matéria do Meio & Mensagem sobre o "quadrante mágico das agências digitais" da Gartner. 

Executive Creative Director, RIOT, São Paulo — 2012-2014

Inicialmente, liderei a fusão entre a agência, especializada em mídias sociais, e outras duas agências digitais. A partir daí, unificamos os times de Gestão de Projetos e Desenvolvimento. Por fim, assumi a liderança da criação (cerca de 100 pessoas), que cuidava de contas como Renault, LG, Johnnie Walker, Pepsico, Spotify, AkzoNobel, Canon, GOL, Vigor e outras.

Managing Director, SANTA TRANSMEDIA PRODUCTIONS, New York City — 2011-2012

Fui responsável pela estruturação e lançamento do escritório de uma das principais produtoras digitais do Brasil em Nova York. O trabalho durou cerca de 1 ano e envolveu, além de questões questões burocráticas, muita pesquisa e prospecção.. 


Digital Manager, DENTSU LATIN AMERICA, São Paulo — 2010-2011

A Denstu é hoje a maior agência de publicidade do mundo, com mais de 18 mil funcionários e 6 mil clientes espalhados em 144 escritórios ao redor do mundo. Passei por lá duas vezes. Nesta segunda temporada, fui responsável pela gestão de projetos digitais para Toyota, Sony, Nissin e Electrolux. Havia muita integração com campanhas offline, gerenciamento de produção interna e de fornecedores, além , claro, da interface com clientes. 
 

Diretor de Planejamento e Operações, GRUDA EM MIM / Bumaiê, São Paulo — 2009-2010

Montagem e gestão de equipe (20 pessoas) num mix de agência e start-up. Planejamento estratégico e implementação de campanhas, ações interativas e branded content (antes disso ser buzz word) para marcas como Apple (br), Sony, Google, Turner e vários artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Capital Inicial e Nando Reis. 


Digital Manager, DENTSU LATIN AMERICA, São Paulo — 2008

Implementação do departamento digital na sede brasileira da Dentsu.  Gestão de campanhas, produção de websites, games pra celular (rodando em Nokia!) e projetos especiais para clientes como Toyota, Sony, Nestlé, Ajinomoto, Fast Shop, Schin, Yamaha e Nec. Além disso, parte do trabalho era promover a difusão da cultura digital na agência, dando suporte à equipe offline.


Diretor de Projetos e Planejamento, McCANN Online / iDEAL INTERACTIVE, São Paulo — 2005-2008

Participei da implementação/desenvolvimento/dia a dia do departamento digital da McCann. Uma operação terceirizada que chegou a ter 60 profissionais alocados dentro da agência e cerca de 40 num escritório externo. Estratégia, gestão de projetos e produção de campanhas para marcas como GM, Santander, Mastercard, Coca-Cola, Intel, Microsoft e Nestlé.


Redator, MM CASTILLO, Campinas — 1997-2005

Como redator e faz-tudo (arquitetura de informação, planejamento, desenvolvimento - em 97, em digital, a vida não era fácil, a começar pela conexão discada), atendendo a clientes como Bosch, 3M, Skol, Credicard, Dow e outros. 

 

Formação

  • Comunicação Social, Jornalismo - PUC Campinas — 1999

Cursos

  • Data Science

  • Redação Criativa

  • Storytelling

  • Desgn Thinking

  • Metodologias Ágeis

  • UX Mobile

  • Planejamento Estratégico

  • Gestão de Projetos

  • Liderança Criativa

  • Planejamento em Mídia Digital

  • Roteiro para TV

  • Mediação e Resolução de Conflitos

  • BPMN (mapeamento de processos)

Idiomas

  • Português

  • Inglês